Total de visualizações de página

sábado, 28 de abril de 2012

Plano de ensino da disciplina Introdução aos estudos literários

FACULDADE DE LETRAS DE ALAGOAS - FALE
PLANO DE ENSINO
Ano: 2012
Disciplina: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS
Professora: Luciana Ribeiro de Lima
Turno:  Noturno
Curso:  520 - LETRAS  
Turma:  LIN
Carga horária:   60 horas

Ementa
Estudo crítico das noções de literatura. Revisão das categorias tradicionais de gêneros literários e estudo dos novos gêneros ficcionais. Conceitos e funções da literatura. Natureza do fenômeno literário. Campo literário: leitura, análise, crítica, historiografia e teoria literárias. O cânone na literatura: estudo de autores representativos.

Objetivos
1.1. Apresentar aos alunos noções básicas de conceitos dos estudos literários tais como literatura, cânone, historiografia literária, crítica e teoria literárias, gêneros literários.
1.2. Estudar obras representativas da literatura universal de diferentes períodos históricos e estéticos.


Conteúdos programáticos
1. A antiguidade clássica: A herança literária dos gregos. A Poética de Aristóteles, A Odisséia de Homero, Édipo-rei e Antígona de Sófocles.
2. A era moderna: O Renascimento e seus princípios estéticos e temáticos. Dom Quixote de Miguel de Cervantes, Hamlet de Shakespeare.
3. O Romantismo: Sua proposta poética da irracionalidade.  O romantismo alemão de J. W. Goethe em Os sofrimentos do jovem Werther, Edgar Allan Poe e sua proposta literária (O Corvo e Histórias Extraordinárias).
4. O Realismo: Madame Bovary e a crítica. Fiódor Dostoiévski e Uma criatura dócil.
5. O Simbolismo: Baudelaire com suas Flores do Mal, um prelúdio da modernidade.
7. O século XX: Kafka e A Metamorfose, Verossimilhança, tragédia consciência crítica.
8. O Pós-moderno: Gabriel García Márquez, Memórias de minhas putas tristes.

Metodologia de Ensino
Aulas expositivas e dialogadas; leitura e discussão de textos teóricos e sua aplicação na análise das obras ficcionais selecionadas; apresentação de seminários.
Formas de Avaliação
Avaliação escrita individual e em grupos; avaliação dos seminários apresentados.

Bibliografia Básica
AGUIAR E SILVA, Vítor Manuel - Teoria da Literatura. Coimbra, Almedina, 1973.
CARA, Salete de Almeida - A Poesia Lírica. São Paulo, Ática, 1985.
COMPAGNON, Antoine – O demônio da teoria: literatura e senso comum. Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão e Consuelo Fortes Santiago. Belo Horizonte, UFMG, 2001.
CULLER, Jonathan – “O que é literatura e tem ela importância?” in Teoria da Literatura – Uma introdução. São Paulo, Becca, 1999.
CUNHA, Helena Parente - "Os gêneros literários" in PORTELLA, Eduardo - Teoria Literária. Rio de Janeiro, Tempo brasileiro, 1975.
D’ONOFRIO, S. Literatura Ocidental: autores e obras fundamentais. São Paulo : Ática, 1990.
EAGLETON, Terry – A função da crítica. Trad. Luis Camargo. São Paulo, Martins
HAUSER, Arnold – História social da arte e da literatura. São Paulo, Martins Fontes, 2003.
LUKACS, G. “Narrar ou descrever” in Ensaios sobre literatura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965.
LUKACS, G. Teoria do Romance. Lisboa: Presença, s/d.
MAINGUENEAU, D. O contexto da obra literária. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
MEYERHOFF, H. O tempo na literatura. São Paulo: Mc Graw-Hill do Brasil, 1976.
MIELIETINSKI, E. M. A poética do mito. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987
POE, Edgar Allan - "A filosofia da composição" in Ficção completa, poesia & ensaios. Org., trad. E notas de Oscar Mendes e Milton Amado. Rio de Janeiro, Aguilar, 1981.
POUILLON, J. O tempo no romance. São Paulo: Cultrix, 1974.
POUND, E.. ABC da literatura. São Paulo: Cultrix, 1990
PROPP, W. As origens históricas do conto maravilhoso. São Paulo: Martins fontes, 1997 Cf. Introdução do tradutor Paulo Bezerra.
ROSENFELD, Anatol - O teatro épico. Rio de janeiro, buriti, 1965.
IDEM - "Reflexões sobre o romance moderno" in Texto e Contexto. São Paulo, Perspectiva, 1996.
RODRIGUES, Selma Calasans – O Fantástico. São Paulo, Ática, 1988..
TODOROV, Tzvetan – Introdução a literatura fantástica. São Paulo, Perspectiva, 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário