Total de visualizações de página

sábado, 14 de abril de 2012

HISTÓRIAS DE VIDA: INCLUSÃO DIGITAL

Luciana Ribeiro e Roberto Melo

Luciana Ribeiro

Em 1997, tive a graça de ser aprovada em um processo de vestibular que seria feito a princípio como experiência, tendo como saber apenas a paixão pelas palavras e pelos textos. Já matriculada no curso de Letras, tive muitas dificuldades em uma época  na qual a internet  era um privilégio de poucos, mas uma ferramenta utilizada já em abundância. Era difícil trabalhar com elementos com os quais ainda não estava familiarizada.
Além disso, tive uma resistência enorme em abrir mão de coisas que faziam parte de um universo e com o qual me identificava. Sempre fui uma apaixonada por livros, pela palavra, a escrita. Era um abrir mão de coisas com as quais me realizava.
Mas enfim, mesmo resistindo o máximo que pude, houve uma hora que tive que ter meu primeiro contato com o universo digital; o e-mail. Até para poder me comunicar com meus amigos e desenvolver atividades não tinha como estar alheia ao contato virtual. E depois foi uma sucessão com pesquisas, sites, conversas em chats, edição de textos, enfim, tudo aquilo que depois foi incorporado ao meu cotidiano, já sem tanta resistência. Mas a leitura nunca deixou de ser minha paixão e o contato com o livro ainda é uma de minhas atividades de realização pessoal que permanece até hoje inalterada e insubstituível.
Assim sendo, fiz cursos de informática básica e incorporei a Internet a minha vivência de sala de aula. Sem dúvida foi uma soma sem a qual não teria evoluído no campo profissional e pessoal. O mundo digital tem o poder de alienar, mas hoje em dia não se pode estar de fora daquilo que se dispõe através desse universo, pois ele, como já foi mencionado, aliena, mas também informa e leva à criticidade.

Roberto Torres

Vim de uma família de seis irmãos e a competição sempre foi acirrada entre nós.
A partir do momento que um descobria algo, logo mostrava-se e com isso os outros tentavam superá-lo. Era tudo engraçado e lúdico.
                Crescemos e conosco veio a tecnologia, algo novo e desconhecido de todos. Curioso sempre fui e também fui o primeiro de casa a fazer um curso voltado a tecnologia. Com isso me tornei rei e tudo era comigo: pesquisas (na época não existia GOOGLE), e-mail, digitação de trabalhos...
                Fiz alguns cursos, me aperfeiçoei em outros e me limitei a muitos. Mas continuo sendo solicitado e continuo rei.







Nenhum comentário:

Postar um comentário