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segunda-feira, 14 de maio de 2012

AULA PESQUISA: Internet na sala de aula


MUSEUS VIRTUAIS

Conceito: Museu virtual é um espaço virtual de mediação e de relação do patrimônio com seus usuários através da internet. É também conhecido como museu online, museu eletrônico, hypermuseu, museu digital, cibermuseu ou museu na web.

MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS 

 
 Localizado na Praça da Estação - Belo Horizante - Minas Gerais

O Museu de Artes e Ofícios – MAO é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios do Brasil. Um lugar de encontro do trabalhador consigo mesmo, com sua história e com o seu tempo. Iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutierrez – ICFG, o MAO preserva objetos, instrumentos e utensílios de trabalho do período pré-industrial brasileiro.
      O MAO está instalado na Estação Central de Belo Horizonte, por onde transitam milhares de pessoas diariamente. É, assim, um espaço coerente com a natureza da coleção, bem próximo do trabalhador. As mais de duas mil peças foram doadas ao patrimônio público pela colecionadora e empreendedora cultural Angela Gutierrez. Para abrigar o Museu foram restaurados dois prédios antigos, de rara beleza arquitetônica, tombados pelo patrimônio público. A sua implantação incluiu ainda a recuperação pela Prefeitura de Belo Horizonte, da Praça da Estação, marco inaugural da cidade.

FOCO DO MUSEU: IDENTIFICAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DOS OBJETOS.

 

 
HISTÓRIA OFÍCIO DA TERRA

    Em dezembro, o Museu de Artes e Ofícios comemorou seu quarto aniversário e presenteou a capital mineira com a inauguração de um novo espaço - Ofícios da Terra, concluindo assim seu projeto original de exposição permanente. Localizado no final do corredor do bloco B, o novo ofício ganhou 40 novas peças, além de uma pequena roça, na área externa, com plantações de cana-de-açúcar, café, mandioca e fumo.
   Com cerca de 200m², o ofício retrata um pouco da história dos trabalhadores rurais e do dia-a-dia de quem já viveu na roça. Entre o acervo, estão tachos de
cobre, debulhadeiras de milho, descascador de café, enrolador de café, além de um conjunto muito significativo de alambiques: cerâmica, pedra, cobre e madeira.

ACERVO


 
Moenda movida a tração animal Século XIX/XX Altura: 260,0 Larg: 570,0 Profund.: 240,0 Diametro: 60,0.

Moenda de cana movida a tração animal, constituída por uma estrutura retangular de madeira, com quatro pilastras grossas atravessadas inferiormente por um grosso cocho retangular com o fundo escavado em dois grandes compartimentos cônicos que servem para recolher a garapa, que sai por um orifício bipartido no centro lateral do cocho; sobre o cocho apoia-se uma plataforma duplamente inclinada para dentro, que serve de suporte a três tambores cilíndricos, de pedra, dispostos lado a lado, sendo o do meio maior; esses tambores são girados por três rodas dentadas de madeira com reforços em aro de ferro, interligadas entre si à maneira de engrenagens; a roda do meio é maior e proporciona movimento às outras duas, sendo ligada a um eixo quadrangular que se encaixa em duas de nove travessas que fazem a amarração das pilastras, em sua parte superior, sendo que outras duas travessas servem de encaixe aos eixos dos tambores menores; esse eixo, por sua vez, prende-se a um segundo eixo horizontal, comprido, que tem cangas de madeira em suas extremidades, presas às barras verticais, para atrelar um animal em cada; o eixo grande ainda sustenta um telhado, com engradamento de madeira e cobertura de folhas de palmeira trançadas, que cobre somente a parte sobre a moenda; completam a estrutura duas caixas de madeira, enfiadas entre as fendas dos tambores, uma de cada lado, e que servem para direcionar a cana nestas fendas, e ainda uma grande calha com um dos extremos mais estreito, certamente para direcionar a garapa a um recipiente coletor.


Rodízio transmissor de uma moenda.

Rodízio transmissor de uma moenda, em madeira, constituído por um eixo central bem robusto, de secção oitavada, com os extremos reforçados por aros de ferro, sendo que de um deles desponta um eixo cilíndrico de ferro; centro atravessado por quatro raios em cruz, circundados nos extremos por um aro grosso de madeira, que tem sua superfície reforçada por aros de ferro; dos raios elevam-se quinze dentes cilíndricos de madeira, cada um, encaixado superiormente a uma alça de ferro, presas a um aro desse mesmo material. Observações: falta um dente.

EXPOSIÇÕES

DORES DA COLÔMBIA

"Dores da Colômbia" dialoga com uma corrente artística que vincula a arte à política. Dentro desse contexto encontramos outros mestres importantes que imprimiram discurso e fatos históricos em suas telas. Francisco Goya, com "Desastres da Guerra" e Pablo Picasso com "Guernica", recriam a sua maneira, atos cometidos durante períodos de turbulência vividos em seus países.



A mostra tem curadoria do próprio Museu Nacional da Colômbia, localizado em Bogotá. De acordo com a diretora do Museu, Maria Victoria Robayo, o conjunto se integra ao programa de exposições itinerantes que tem como um de seus objetivos fazer um apelo à consciência para evitar que os horrores da guerra se repitam. 
"Botero disse várias vezes que, apesar de não residir na Colômbia há mais de 40 anos, sente-se muito próximo de seu povo. Trata-se de um convite à reflexão sobre as circunstâncias dolorosas que violam os direitos humanos", explica Maria.
A exposição abriu em Brasília, em março de 2011 e já passou por São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Após Belo Horizonte segue para Salvador e Recife, onde termina sua itinerância.
A passagem por Belo Horizonte faz parte do Circuito Cultural Bradesco Seguros, que apresenta para o público brasileiro um calendário diversificado de eventos artísticos com espetáculos nacionais e internacionais de grande sucesso, em diferentes áreas culturais como dança música erudita, artes plásticas, teatro, concertos de música, exposições, etc.
Abertura: 19 de abril às 19h.
Visitação: 20 de abril a 02 de junho de 2012.
Horário: terça e sexta das 12 às 19h, quarta e quinta das 12 às 21h, sábados, domingos e feriados das 11 às 17h.

PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA AVALIAÇÃO:
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS

Tema a ser trabalhado: Visita ao Museu de Artes e Ofícios - Mao

Objetivos

  1. Conhecer a fundo as obras expostas no museu e fazer uma ponte entre a literatura (palavra) e a arte visual.
  2. Estabelecer paralelos entre algumas figuras expostas e respectivas referências às escolas literárias.
  3. Realizar um estudo aprofundado das obras expostas com o contexto social e literário.

Metodologia: elaboração da atividade.

Fazer uma pesquisa de museus virtuais no qual serão estudados objetos que fazem referência ao estudo da literatura em determinadas escolas. O Romantismo e o Parnasianismo são referências importantes no estudo proposto através da descrição das figuras e do estabelecimento das características que retomam aos conceitos de cada uma dessas fazes da literatura.
As figuras expostas serão confrontadas com as duas épocas literárias mostrando um paralelo entre o apelo visual e qual sua referência com a escola estudada.


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