MUSEUS VIRTUAIS
Conceito: Museu virtual é um espaço virtual de mediação e de relação do
patrimônio com seus usuários através da internet. É também conhecido como museu
online, museu eletrônico, hypermuseu, museu digital, cibermuseu ou museu na
web.
MUSEU DE ARTES
E OFÍCIOS
Localizado na Praça da Estação - Belo Horizante - Minas Gerais
O Museu de Artes e
Ofícios – MAO é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo
representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios do Brasil. Um
lugar de encontro do trabalhador consigo mesmo, com sua história e com o seu
tempo. Iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutierrez – ICFG, o MAO preserva
objetos, instrumentos e utensílios de trabalho do período pré-industrial
brasileiro.
O MAO está instalado na Estação Central
de Belo Horizonte, por onde transitam milhares de pessoas diariamente. É,
assim, um espaço coerente com a natureza da coleção, bem próximo do
trabalhador. As mais de duas mil peças foram doadas ao patrimônio público pela
colecionadora e empreendedora cultural Angela Gutierrez. Para abrigar o Museu
foram restaurados dois prédios antigos, de rara beleza arquitetônica, tombados
pelo patrimônio público. A sua implantação incluiu ainda a recuperação pela
Prefeitura de Belo Horizonte, da Praça da Estação, marco inaugural da cidade.
FOCO DO MUSEU: IDENTIFICAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DOS OBJETOS.
HISTÓRIA OFÍCIO DA
TERRA
Em dezembro, o Museu de Artes e Ofícios comemorou seu
quarto aniversário e presenteou a capital
mineira com a inauguração de um novo espaço - Ofícios da Terra, concluindo assim
seu projeto original de exposição permanente. Localizado no final do corredor
do bloco B, o novo ofício ganhou 40 novas peças, além de uma pequena roça, na área externa, com plantações de
cana-de-açúcar, café, mandioca e fumo.
Com cerca de 200m², o ofício retrata um pouco da história dos trabalhadores rurais e do dia-a-dia de quem já viveu na roça. Entre o acervo, estão tachos de cobre, debulhadeiras de milho, descascador de café, enrolador de café, além de um conjunto muito significativo de alambiques: cerâmica, pedra, cobre e madeira.
Com cerca de 200m², o ofício retrata um pouco da história dos trabalhadores rurais e do dia-a-dia de quem já viveu na roça. Entre o acervo, estão tachos de cobre, debulhadeiras de milho, descascador de café, enrolador de café, além de um conjunto muito significativo de alambiques: cerâmica, pedra, cobre e madeira.
ACERVO
Moenda
movida a tração animal Século XIX/XX Altura: 260,0 Larg:
570,0 Profund.: 240,0 Diametro: 60,0.
Moenda de cana movida a tração animal, constituída por uma
estrutura retangular de madeira, com quatro pilastras grossas atravessadas
inferiormente por um grosso cocho retangular com o fundo escavado em dois
grandes compartimentos cônicos que servem para recolher a garapa, que sai por
um orifício bipartido no centro lateral do cocho; sobre o cocho apoia-se uma
plataforma duplamente inclinada para dentro, que serve de suporte a três
tambores cilíndricos, de pedra, dispostos lado a lado, sendo o do meio maior;
esses tambores são girados por três rodas dentadas de madeira com reforços em aro
de ferro, interligadas entre si à maneira de engrenagens; a roda do meio é
maior e proporciona movimento às outras duas, sendo ligada a um eixo
quadrangular que se encaixa em duas de nove travessas que fazem a amarração das
pilastras, em sua parte superior, sendo que outras duas travessas servem de
encaixe aos eixos dos tambores menores; esse eixo, por sua vez, prende-se a um
segundo eixo horizontal, comprido, que tem cangas de madeira em suas
extremidades, presas às barras verticais, para atrelar um animal em cada; o
eixo grande ainda sustenta um telhado, com engradamento de madeira e cobertura
de folhas de palmeira trançadas, que cobre somente a parte sobre a moenda;
completam a estrutura duas caixas de madeira, enfiadas entre as fendas dos
tambores, uma de cada lado, e que servem para direcionar a cana nestas fendas,
e ainda uma grande calha com um dos extremos mais estreito, certamente para
direcionar a garapa a um recipiente coletor.
Rodízio transmissor de uma
moenda.
Rodízio transmissor de uma moenda, em madeira, constituído por um eixo
central bem robusto, de secção oitavada, com os extremos reforçados por aros de
ferro, sendo que de um deles desponta um eixo cilíndrico de ferro; centro
atravessado por quatro raios em cruz, circundados nos extremos por um aro
grosso de madeira, que tem sua superfície reforçada por aros de ferro; dos
raios elevam-se quinze dentes cilíndricos de madeira, cada um, encaixado
superiormente a uma alça de ferro, presas a um aro desse mesmo material.
Observações: falta um dente.
EXPOSIÇÕES
"Dores da Colômbia" dialoga com uma
corrente artística que vincula a arte à política. Dentro desse contexto encontramos
outros mestres importantes que imprimiram discurso e fatos históricos em suas
telas. Francisco Goya, com "Desastres da Guerra" e Pablo Picasso com
"Guernica", recriam a sua maneira, atos cometidos durante períodos de
turbulência vividos em seus países.
A mostra tem curadoria do próprio Museu Nacional da Colômbia, localizado
em Bogotá. De acordo com a diretora do Museu, Maria Victoria Robayo, o conjunto
se integra ao programa de exposições itinerantes que tem como um de seus
objetivos fazer um apelo à consciência para evitar que os horrores da guerra se
repitam.
"Botero disse várias vezes que, apesar de não residir na Colômbia há mais de 40 anos, sente-se muito próximo de seu povo. Trata-se de um convite à reflexão sobre as circunstâncias dolorosas que violam os direitos humanos", explica Maria.
A exposição abriu em Brasília, em março de 2011 e já passou por São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Após Belo Horizonte segue para Salvador e Recife, onde termina sua itinerância.
A passagem por Belo Horizonte faz parte do Circuito Cultural Bradesco Seguros, que apresenta para o público brasileiro um calendário diversificado de eventos artísticos com espetáculos nacionais e internacionais de grande sucesso, em diferentes áreas culturais como dança música erudita, artes plásticas, teatro, concertos de música, exposições, etc.
"Botero disse várias vezes que, apesar de não residir na Colômbia há mais de 40 anos, sente-se muito próximo de seu povo. Trata-se de um convite à reflexão sobre as circunstâncias dolorosas que violam os direitos humanos", explica Maria.
A exposição abriu em Brasília, em março de 2011 e já passou por São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Após Belo Horizonte segue para Salvador e Recife, onde termina sua itinerância.
A passagem por Belo Horizonte faz parte do Circuito Cultural Bradesco Seguros, que apresenta para o público brasileiro um calendário diversificado de eventos artísticos com espetáculos nacionais e internacionais de grande sucesso, em diferentes áreas culturais como dança música erudita, artes plásticas, teatro, concertos de música, exposições, etc.
Abertura: 19 de abril às 19h.
Visitação: 20 de abril a 02 de junho de 2012.
Horário: terça e sexta das 12 às 19h, quarta e quinta das 12 às 21h, sábados, domingos e feriados das 11 às 17h.
Visitação: 20 de abril a 02 de junho de 2012.
Horário: terça e sexta das 12 às 19h, quarta e quinta das 12 às 21h, sábados, domingos e feriados das 11 às 17h.
PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA AVALIAÇÃO:
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS
Tema a ser trabalhado: Visita ao Museu de Artes
e Ofícios - Mao
Objetivos
- Conhecer a fundo as obras expostas no museu e fazer uma ponte entre a literatura (palavra) e a arte visual.
- Estabelecer paralelos entre algumas figuras expostas e respectivas referências às escolas literárias.
- Realizar um estudo aprofundado das obras expostas com o contexto social e literário.
Metodologia: elaboração
da atividade.
Fazer uma pesquisa de museus virtuais no qual serão estudados objetos
que fazem referência ao estudo da literatura em determinadas escolas. O Romantismo
e o Parnasianismo são referências importantes no estudo proposto através da descrição
das figuras e do estabelecimento das características que retomam aos conceitos
de cada uma dessas fazes da literatura.
As figuras expostas serão confrontadas com as duas épocas literárias
mostrando um paralelo entre o apelo visual e qual sua referência com a escola
estudada.
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